A igrejinha de São Benedito, é também conhecida como “Igrejinha dos Carneiros”, está localizada no município de Tamandaré na Mata Sul pernambucana. A construção original era datada do século XVII, havendo sido implantada sobre a areia da praia, ela está cercada por um imenso coqueiral que se esparramam por mais de 5 km e orla, dando um aspecto do passado, semelhante à época da chegada dos colonizadores portugueses em razão do elevado grau de preservação do espaço que fica no seu entorno. Além do mais, a capela permanece em plena atividade, realizando casamentos e batizados.
A capela passou por diversas intervenções ao longo do tempo, a sua última reforma ocorreu no século XIX e é creditada ao Visconde de Rio Formoso que na época era um dos mais abastados proprietário de terras daquela região que circunda a Praia dos Carneiros. Após a sua morte, a praia foi vendida pela Viscondessa e seus filhos herdeiros para José Henrique Carneiro (vem daí a origem do nome Praia dos Carneiros).
É importante destacar que a Igrejinha dos Carneiros atual é o que restou de um conjunto arquitetônico que incluía um cruzeiro e um cemitério em torno do que parecia ser uma praça ou largo. Havia, ainda, um atracadouro por onde se dava o acesso fluvial. Tudo isso ficava no interior da fazenda, a certa distância da praia e, ainda assim, em razão do contínuo avanço do mar ao longo dos anos, as outras partes integrantes do conjunto acabou debaixo d’água por causa do avanço do mar. Após reformar, ocorridas entre os anos de 1999 e 2001, preservou-se não apenas o local de oração, mas também os restos mortais de três gerações da família Rocha, que detém por décadas a propriedade das terras onde a capela está implantada, que encontram-se sepultados nas colunas e sob o piso da capela.
A igrejinha por estar localizada em uma propriedade particular tem o seu acesso liberado, para visitantes, apenas mediante o pagamento de uma taxa de visitação cobrada a todos os turistas que buscam conhecer um pouco mais a respeito desse importante patrimônio cultural do nosso Estado.