Trabalhamos em todas as etapas de uma produção musical. Pode ser que você tenha apenas uma ideia na cabeça e quer que façamos todo o processo. Ou pode ser que você já esteja com uma gravação pronta, e precise só da mixagem, por exemplo. Explicaremos aqui todas as etapas envolvidas, para você se localizar e saber qual serviço está precisando.

compose-a-song

O primeiro passo de uma produção musical é criar a música em si. O cliente traz uma ideia, um conceito, e trabalhamos em cima disso pra escrever a melodia, harmonia, ritmo, letra e arranjo.

Exemplo 1: O cliente quer uma música personalizada de homenagem para passar em um vídeo na festa de aniversário de 15 anos da filha. Nós então coletamos informações sobre o estilo de música que ela gosta, elementos da personalidade e da história dela, e com a aprovação do cliente, escrevemos a letra e criamos a canção. A próxima etapa então é a gravação.

Exemplo 2: O cliente é um diretor de curta-metragem e precisa de uma trilha sonora para o filme dele. Ele nos descreve a emoção que quer e indica referências de sonoridades parecidas. Então criamos a trilha em sincronia com o vídeo, com a emoção e o clima desejados.

Pode ser que o cliente seja um compositor, e já está com a música escrita, mas ainda não está lapidada, precisando de uma produção. A criação de um arranjo consiste em pegar a sonoridade que o cliente imagina para a música, e definir o que cada instrumento vai fazer. Um bom arranjo é criativo e transmite emoção.

Brian Lynch rehearsal
rec

O processo de gravação é basicamente microfonar a voz e os instrumentos acústicos e programar os instrumentos virtuais e eletrônicos. O objetivo é conseguir extrair a melhor performance possível dos músicos, já com a emoção e sonoridade o mais próximo possível do conceito final.

Se o cliente for uma banda, eles mesmos serão os músicos a serem gravados, e então faremos o papel de direção musical e de técnicos de som. Se o cliente não tiver os músicos à disposição, nós então nos encarregamos de contratar músicos de estúdio competentes.

Depois que a gravação está pronta, a etapa de edição é fundamental pra conseguir um resultado profissional que compete com os padrões da música moderna. Na edição é que se escolhe os melhores takes, se faz os microajustes de tempo para deixar tudo encaixado e sincronizado, e os ajustes de afinação, para a performance da voz ficar 100%.

Se você é produtor, pode nos contratar pra fazer apenas o trabalho de edição. Você nos envia as tracks não-editadas, e fazemos toda a organização, alinhamento e afinação.

melodyne2
protools1

Depois que tudo está gravado e editado, é preciso unir de forma coesa aquele monte de faixas, pra ficar soando como um disco! Na mixagem é que balanceamos os volumes de cada coisa, espalhamos os instrumentos entre o lado esquerdo e direito (pan), equilibramos as frequências (equalização) e colocamos os efeitos. É um processo tanto técnico quanto artístico, sempre tendo em vista a emoção e o movimento que queremos transmitir com a música.

A masterização é a última etapa antes de lançar a música, onde pegamos a mixagem final e fazemos alguns ajustes gerais, melhorando a sonoridade da música como um todo. O objetivo da masterização é garantir que a gravação soará bem no máximo possível de tipos de aparelhos de reprodução, como rádio, TV, no carro, etc. E então é gerado o produto final, que pode ser um CD, um arquivo mp3, ou algum outro formato que o cliente quiser.

master1